21 de novembro de 2011

Hoje é dia de Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira da cidade do Natal



Hoje estamos encerrando a festa da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. É uma história bonita, pois no dia 21 de novembro de 1753 foi encontrada pelos pescadores, um caixote de madeira, boiando sobre as águas do rio Potengi, encalhado na pedra do Rosário, contendo uma imagem de Na. Sra. do Rosário. Diz a lenda, conforme consta no livro História da Cidade do Natal do nosso escritor máximo Luiz da Câmara Cascudo, trazia uma mensagem – onde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá. Esclareço que, graças a Deus e a Nossa Senhora, nunca Natal teve tragédias, nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, quando os alemães, às portas do porto de Dakar, na África, ameaçavam a nossa querida cidade. As bênçãos de Nossa Senhora falaram mais alto. A imagem que trazia um Rosário na mão direita, por ter chegado aqui no dia em que a Igreja Católica comemora a Apresentação da Virgem no Templo, foi batizada e proclamada como Na. Sra. da Apresentação, Padroeira de Natal. Portanto, sábado dia 21 [de novembro], Ela estará completando 253 anos e nós católicos felizes por essa dádiva dos céus. 

A Festa

Os festejos em honra à Nossa Senhora da Apresentação acontecem no período de 11 a 21 de novembro. As celebrações religiosas acontecem na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana. Dentro da programação religiosa, uma atividade que aglomera milhares de fiéis, é a "Missa da Pedra do Rosário", celebrada à beira do Rio do Potengi, local onde a imagem apareceu. A missa é celebrada às 5 horas da manhã.
A programação sócio-cultural é realizada todas as noites, após as novenas, no pátio da Catedral Metropolitana.

Hino de Nossa Senhora da Apresentação

1. Tu quiseste um dia trazer alegria ao nosso cantar. / E vieste Maria com Jesus nos braços, nas ondas do mar... / Pescadores te acharam, com amor te acolheram, Ó Mãe sem igual! / Entre o Potengi e as águas tranqüilas do mar de Natal!
Refrão: Escolheste, por amor, nossa terra prá aqui, vir morar... / Virgem Mãe do Senhor a teus pés nós viemos rezar.
2. Vinte e um de novembro, o dia feliz de tua aparição, / e nós te festejamos, ó Nossa Senhora da Apresentação. / Hoje a felicidade traz toda a cidade à tua Catedral. / Prá louvar-te Maria, que escolheste um dia teu trono em Natal.
3. Tens na fronte a coroa, Rainha da Paz do amor e do perdão... / És a Mãe terna e boa, / Rainha que reina com o terço na mão. / Teu olhar de bondade, onde a serenidade, nos dá proteção. / Tens Jesus em teus braços, és Nossa Senhora da Apresentação.

VIVA NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário