12 de novembro de 2011

História das Equipes de Nossa Senhora


O  Movimento  teve  início na França, em 25/02/1939, por iniciativa de alguns casais   que   contaram   com  o  apoio   fundamental  do  Pe. Caffarel,  num período de pós guerra, onde reinavam o medo e a incerteza.
Apoiados  integralmente por Pe. Caffarel,  o  grupo de casais fortificou-se e ganhou mais  e  mais   adeptos, ano  após  ano,  havendo   a  necessidade  de estruturar-se, permitindo   administrar-se   o   crescimento,    assegurando  que  as  riquezas  e   o dinamismo fossem vividos entre todos, sem  que  o  carisma sofresse fragmentações. Portanto, promugou-se os Estatutos das ENS, no dia 08 de dezembro de 1974.
Dessa  forma,   desde  1939  até  os   dias  atuais,   as  Equipes  de  Nossa Senhora,  espalharam-se    e    estão     presentes   em   50    países,     nos   cinco  continentes,    onde      somos    mais      de      8.000     equipes,     congregando    aproximadamente 40.000 casais e 6.000 Conselheiros Espirituais.
As origens

Estamos em 1938. Quatro jovens casais, ricos em amor renovado e cristãos convictos, querem viver o seu amor à luz da sua Fé. Pedem, então, ao padre Henri Caffarel que os guie nesta procura. "Façamos o caminho juntos" respondeu-lhes o padre Caffarel. 
A primeira reunião realizou-se em Paris, a 25 de Fevereiro de 1939. Foi seguida de muitas outras reuniões apaixonantes. Pouco a pouco, os olhos destes jovens casais descobrem o lugar privilegiado do casal nos desígnios de Deus: Imagem viva de amor que une Cristo à Sua Igreja. Simultaneamente, fazem a experiência da vida comunitária onde se realiza a promessa de Cristo de estar presente (Mt.18,20). A vida deles progride assim em três vertentes: União a Deus; União entre esposos e entre casais; abertura aos outros.

 
As grandes datas
1939-1945
Durante a II Guerra Mundial, muitas outras Equipes se formam. A reflexão alarga-se e aprofunda-se. Aparece entretanto uma revista, "l'Anneau d'Or": que dará conhecimento a inúmeros casais, no mundo inteiro, da experiência destes pequenos grupos e da espiritualidade que vivem. 
1947
No final da guerra, os grupos de casais multiplicam-se. A necessidade de unidade e de estrutura, concretizada numa "Regra" faz-se sentir. Nasce assim a "Carta das Equipes de Nossa Senhora". Apesar da sua formulação envelhecida, este documento mantém ainda o seu valor pelo que representa no seu conjunto, as metas essenciais dos equipistas: vontade de viver o seu Matrimônio e de aprofundar a sua Fé, com a ajuda de uma Equipe. A Carta (ou Estatutos como também é conhecida) propõe-lhes, para que alcancem seus objetivos, um certo número de meios já testados: oração conjugal e familiar; dever de sentar-se (diálogo conjugal regular sob o olhar de Deus); reunião mensal de Equipe para rezar e partilhar em conjunto; regra pessoal de vida; retiro espiritual. 
1950-1969: Expansão
Tendo como suporte a Carta, as Equipes de Nossa Senhora desenvolvem-se rapidamente em França, Bélgica e Suiça. Depois atravessam fronteiras lingüísticas e os Oceanos. Em 1950 chegam ao Brasil e ao Luxemburgo; 1953 às Ilhas Maurício e Senegal; 1955 a Espanha e ao Canadá; 1956 a Inglaterra; 1957 a Portugal; 1958 à Alemanha e Estados Unidos; 1959 à Áustria e Itália; 1961 à Austrália e Colômbia; 1962 a Madagascar e Vietnam; em 1963 ao Líbano e Irlanda; em 1968 Japão e África francesa; em 1969 à Índia ... 
O salto das Equipes de Nossa Senhora além fronteiras de França obriga a uma opção em duas fórmulas: ser uma federação de movimentos nacionais e paralelos, ou ser um movimento único e internacional. Após uma reflexão, a segunda hipótese prevaleceu. 
Maio 1970
Mas a vida não pára. O Concílio Vaticano II, as profundas transformações do mundo e da Igreja interpelam as Equipes de Nossa Senhora. Chegou o momento de fazer o balanço e começar de novo num Encontro Internacional em Roma, em 1970. Dois mil casais, vindos de vinte e três países aqui vivem durante cinco dias, com amor fraternal, uma experiência espiritual excepcional. Durante este Encontro, o Papa Paulo VI, num belíssimo discurso, confirma solenemente a intenção fundamental que tinha motivado a formação das primeiras Equipes: o amor humano é o caminho para a santidade; o casal, imagem privilegiada do seu Criador, unidos pelo sacramento do Matrimônio, é o "rosto sorridente e doce da Igreja"; O casal tem assim uma vocação própria e um testemunho específico a dar ao mundo. 
Junho 1973
Em Junho de 1973, as Equipes de Nossa Senhora defrontam-se com uma etapa nova: o seu fundador, o Padre Caffarel, decide retirar-se para deixar o seu lugar a uma Equipe mais jovem, para permitir a continuação do "grande esforço de oração, de reflexão e de transformação, para continuar, com a vontade inflexível, a descobrir a vontade de Deus sobre o Movimento e a sua missão, na fidelidade à intuição das origens e na compreensão dos sinais dos tempos".
 
Fevereiro 1975
As Equipes de Nossa Senhora são reconhecidas por Roma como uma "Associação Internacional Católica" (Carta do Cardeal Roy, Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos). 
Setembro 1976
O primeiro trabalho da nova Equipe responsável é fornecer um panorama atual da Carta num documento preciso e conciso: "O que é uma equipe de Nossa Senhora?" que constitui hoje uma referência para as Equipes de todo o mundo. Um outro Encontro Internacional em Roma, em Setembro de 1976, confirma a orientação do Movimento na sua via espiritual e apostólica. Paulo VI no seu discurso, diz à Equipes: "Permanecei como o quiseram ser desde o primeiro dia ..., verdadeira escola de espiritualidade para os casais ..." e ao terminar: "Que esta peregrinação ... vos ajude a implementar em todos os países os valores essenciais do Matrimônio e a contagiar as famílias que os vivem". Foi no seguimento deste Encontro que nasceram as Equipes de Jovens de Nossa Senhora (E.J.N.S.). 
A partir de 1982
A Equipe Responsável refletiu muitíssimo sobre a evolução das estruturas do Movimento, de modo a responder à sua crescente internacionalização. O que levou a reafirmar o seu caráter de movimento único e internacional e a criar, nos finais de 1985, uma Equipe Responsável Internacional que trabalha em estreita colaboração e colegialidade com os responsáveis dos diferentes países. 
1982: No dia 17 de agosto deste ano falecia Dr. Pedro Moncau, aquele que, juntamente com sua esposa, Nancy Cajado Moncau, plantou a primeira semente das Equipes de Nossa Senhora no continente americano, mais precisamente, no Brasil.
1988 : VII Encontro Internacional - Lourdes (França)
Depois dos quarenta anos da Carta (1987) o Movimento está numa reviravolta decisiva da sua história. Procurando "discernir e aprofundar o que Deus espera das Equipes de Nossa Senhora nos anos vindouros", propõe aos seus membros que "para evitar o desalento, o habitual, senão mesmo a rotina, descubram o "Segundo Fôlego" que todo o atleta reconhece indispensável a qualquer esforço de longa duração. Um tal recurso exige um esforço de verdade, de lealdade ao respeito às origens, à escuta das necessidades do povo de Deus neste final do segundo milênio do cristianismo e de criatividade para responder sempre melhor". "Este documento é um ponto de partida, uma estaca sobre o caminho, um texto de referência, um apelo à criatividade lançado a todas as Equipes de todos os países". 
1992 : Decreto de reconhecimento
No seguimento de esforços desenvolvidos oficialmente pelo Movimento, a 18 de Abril de 1984, o Cardeal Pironio, Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, assinou, em dia de Páscoa de 1992, o Decreto de Reconhecimento das Equipes de Nossa Senhora, enquanto Associação de fiéis de direito privado e a aprovação dos Estatutos, segundo o novo Código de Direito Canônico. Com efeito, é o terceiro reconhecimento oficial das Equipes de Nossa Senhora pela Igreja: a primeira foi a do Cardeal Feltin, Arcebispo de Paris, aquando da fundação do Movimento (Carta de 25 de Março de 1960); a segunda a do Cardeal Roy, Presidente do Conselho dos Leigos, em Roma (Carta de 18 de Fevereiro de 1975); a terceira, o reconhecimento das Equipes de Nossa Senhora como "Associação Internacional Católica" através da Carta do Cardeal Pironio. 
1994 : VIII Encontro Internacional - Fátima (Portugal)
Desde o primeiro Encontro Internacional realizado em Lourdes (1954), estes sucedem-se de seis em seis anos. Cerca de 5 100 membros das Equipes de Nossa Senhora - casais e sacerdotes conselheiros espirituais - vindos de mais de quarenta países dos cinco continentes, encontraram-se em Fátima: era o oitavo encontro internacional. Tendo a Igreja feito sua a proposta da ONU, proclamando o ano de 1994 como "Ano da Família", as Equipes de Nossa Senhora, Movimento da Igreja, quiseram unir-se a este objetivo centrando a sua reflexão no Tema "Ser Família hoje na Igreja e no Mundo". E fizeram-no segundo o seu carisma próprio de Movimento de Espiritualidade Conjugal, a partir do casal que é o "centro" da Família. 
1996 : Falecimento do fundador
No dia 18 de Setembro, o Padre Henri Caffarel foi chamado por Deus, na Maison de Troussures, onde fundou uma escola de oração, depois de se ter retirado da animação do Movimento em 1973. 
1997 : Cinqüentenário da Carta
O qüinquagésimo aniversário da promulgação da Carta fundadora foi celebrado em todos os países. Nesta data a reunião anual do Colegiado Internacional teve lugar em Paris, com uma cerimônia internacional, que teve lugar no dia 8 de Dezembro, na igreja de Saint-Augustin, no dia exato e no mesmo local onde foi promulgada a Carta em 1947. 
2000: Celebração do Grande Jubileu
Para celebrar e preparar o novo milênio, as equipes farão realizar um grande Encontro Internacional, em Santiago de Compostela (Espanha).


Nenhum comentário:

Postar um comentário