31 de janeiro de 2012

Se quisermos ser perfeitos, precisamos obedecer a Palavra de Deus

Quem nunca sentiu vontade de ser uma pessoa melhor, de acertar aquilo que está meio torto e que foi sendo "empurrado com a barriga"?

Chega uma hora que queremos melhorar, e esta Palavra nos abre uma porta. Se quisermos nos livrar e nos libertar desse espírito de melancolia que nos faz perder o gosto pela vida, há um caminho. Se queremos entrar na vida eterna precisamos respeitar certas regras, pois liberdade não é fazer tudo.

Assim como o papel se desmancha quando colocado na água, também nós temos nossos limites. Liberdade não é fazer qualquer coisa, é a possibilidade de decidir e escolher sempre respeitando os limites da nossa natureza.

O que visa os mandamentos é preservar a nossa vida e a vida dos outros, por isso a finalidade das leis de Deus é proteger a vida. Mas cumprir os mandamentos apenas por serem "leis" não traz vida ao coração. Há pessoas que vivem numa sociedade, mas são insatisfeitas com ela. Por isso não adianta obedecer a Deus por medo do castigo, precisamos saber onde pôr o nosso coração.

Se quisermos ser perfeitos, esta Palavra que está em Mateus 19,16-26 é para nós. A perfeição não é igual para todos, pois cada um possui o seu próprio caminho a seguir, no qual as renúncias e escolhas são diferentes.
Aquelas pessoas que não ligam para os bens materiais podem ser provada em outras situações.

Quando estabelecemos uma meta de perfeição, melhoramos a cada dia, mas é preciso que sejamos humildes.

A perfeição chega ao coração de quem conhece seus limites e não pára neles; ao contrário, tenta superá-los e melhorar a cada dia. O orgulhoso não se aperfeiçoa, pois o caminho do orgulhoso é inverso.

O orgulho põe a perder os maiores tesouros. Quanto maior a posição que tivermos entre os homens, mais humilde temos de ser para as pessoas nos amarem. Humildade é possuir os pés no chão e coração em Deus.

Há muitas pessoas que desejam viver na ostentação, por isso vivem mediante o pensamento dos outros, ou seja, se medem sobre o que os outros pensam sobre elas.

Acabamos sendo pessoas alienadas, pois, nos mistérios deste mundo, só os humildes se tornam sábios. De que adianta sabermos tanto, se de nada serve na nossa vida?

Somos ignorantes nas coisas essenciais. De que nos adianta possuir muito, se aquilo que temos não desfrutamos? Para que tanto dinheiro se não o usamos conosco nem com quem amamos? Há muitas pessoas infelizes, porque não descobriram o lado bom da vida. Há algumas que adoecem por falta ou excesso de cuidado consigo mesmo.

Será que o segredo para recuperar a vitalidade não é se abrir outra vez? Sempre terá algo que nos permite fazer o bem. De que adianta nos esforçarmos, se não podermos cultivar a generosidade e desfrutar da generosidade das pessoas?

A palavra de Deus nos revela que "o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir”. Não é a verdade que nos põe tristes, mas a nossa escolha diante da verdade.

Temos alguns amigos na nossa vida que só nos elogiam, mas há outros que chamam nossa atenção e nos criticam. Devemos ficar mais próximos daqueles que nos criticam do que das pessoas que nos exaltam, pois estes estão nos fazendo o bem. Haverão amigos em nossa vida que vão nos incomodar pela verdade que nos dizem, mais do aqueles que só passam a mão na nossa cabeça. Há situações em nossa vida pelas quais apenas nós mesmos somos responsáveis.

Se alguém erra, culpá-lo não vai lhe dar a chance que ela perdeu; culpá-lo não o fará acertar. O sábio busca a perfeição, mas se ele não a atinge, não vai se culpar.

O mesmo chamado que Jesus fez ao homem rico, Ele o fez a Mateus seu discípulo.

Quando pedimos ao Senhor que nos coloque diante da verdade, Ele nunca falha. É importante fazer um balanço da nossa vida e nos lembrarmos das coisas más que fizemos para não cometermos o mesmo erro novamente. Mais do que as nossas obras, o nosso coração também tem que fazer o bem.

Vamos pedir uma semana diferente, vamos ensinar a bondade a alguém. Se quisermos ser perfeitos, vamos obedecer a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário