10 de março de 2012

Réplica do Cristo Redentor será entregue a Bento XVI


Réplica de três metros de altura da imagem do Cristo Redentor será entregue ao Papa no Domingo de Ramos
Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 estarão em Roma no dia 1º de abril, para entregar ao Papa Bento XVI, durante a Missa do Domingo de Ramos, uma réplica de três metros de altura da imagem do Cristo Redentor. Neste dia é celebrada a comemoração diocesana da Jornada Mundial da Juventude.

Segundo o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a imagem deverá ficar na capital italiana para representar o Rio e divulgar a cidade como sede da próxima JMJ.

O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, destacou a necessidade de ampliar as informações sobre os preparativos para a JMJ no Rio de Janeiro.

"Queremos lançar o caminho, a nível internacional, de preparação da cidade. Já recebemos comunicados de muitos integrantes (das confederações) querendo saber como o Rio está se preparando. Agora, poderemos dar notícias encorajadoras e belas", afirmou o prelado, que também é o responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude no Vaticano.

Dom Rylko passou a última semana analisando e coletando informações da cidade para levar ao Vaticano. Ele se reuniu com autoridades, visitou algumas instalações, celebrou Missa no Cristo Redentor e encontrou-se com jovens da Igreja Católica.

Para o cardeal, o "trabalho está bastante avançado".

O processo de organização da Jornada é dividido entre duas grandes comissões: o Comitê Central, que é o Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma, e o Comitê Organizador Local, no Rio de Janeiro. Até a data da Jornada as duas equipes trabalharão juntas para garantir que a Jornada aconteça da melhor forma.

A viagem do Comitê Organizador Local ao Vaticano tem como objetivo avaliar a última jornada realizada em Madri e apresentar a cidade do Rio de Janeiro. Estarão presentes representantes das Conferências Episcopais e movimentos de mais de 80 países, entre eles, peregrinos das últimas JMJs, em Madri e Sidney.

Posteriormente, os jovens das confederações episcopais visitarão o Rio antes da jornada para ver como a cidade estará se encaminhando para receber cerca de dois milhões de pessoas.

Com a JMJ no Rio de Janeiro, o evento retorna ao continente latinoamericano 25 anos depois do encontro em Buenos Aires, na Argentina, com o Papa João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário