18 de fevereiro de 2012

A alegria é uma espécie de saúde interior

Uma das explicações que podemos dar, com a ajuda desta passagem bíblica, é que a alegria é uma espécie de saúde interior, ameaçada pela doença da tristeza.

Nesta semana fiz uma experiência maravilhosa na gravação de uma matéria no Hospital Boldrini, especializado em câncer de crianças e adolescentes, na cidade de Campinas (SP). Eu estava muito sensibilizado, conheci uma mulher chamada Silvia, que havia prometido para uma criança, que tentou o suicídio duas vezes onde ela trabalhava, construir um hospital com muito verde, flores e cama para as mães dormirem. Passadas quase duas décadas, ela conseguiu construí-lo, mas, infelizmente, a criança não resistiu todo esse tempo.

Essa mulher possui muita força interior, consigo ver o padre Jonas nela. Ela me disse que depende muito da ajuda dos outros para sustentar o hospital. Fiquei muito impressionado com a força interior e o dinamismo que ela possui.

Talvez ao seu redor haja muitas tristezas, dificuldades, problemas, enfermidades e você já se programou para sofrer e chorar. Essa mulher poderia ter feito o mesmo diante das dificuldades que encontrou para construir o hospital e que enfrenta até hoje no dia a dia por aquelas crianças e adolescentes com câncer. Mas ela enfrentou as tristezas, e ao fazer isso trouxe e continua a trazer a alegria diariamente para muitas pessoas.

Se você está com muitos problemas e não sabe o que fazer, comece a resolvê-los pelas coisas simples. São Francisco era chamado de louco porque tudo considerava como seu irmão, ele se alegrava com as pequenas coisas. Muitas vezes, nós celebramos as coisas grandes, mas não fazemos o mesmo com as pequenas.

Abra os olhos e retire a tristeza e a depressão para ver a alegria nas pequenas coisas! Hoje, a minha alegria é ver que os pássaros que estavam sumidos voltaram com seus filhotes, é ver uma flor que brotou ou a horta que plantei. Alegremo-nos com coisas pequenas, como essas que citei.

Não entregue a sua alma à tristeza. Reaja! Não se aflija com as preocupações, pois a alegria do coração é a sua vida. A verdade é que a alegria é uma espécie de saúde interior, que vem de dentro e não das coisas externas. Você pode estar alegre mesmo vivendo uma dificuldade, pois a alegria não nasce das situações, ela vem de Deus. A sua alegria não virá das situações que está enfrentando; ela virá de Deus e das coisas simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário